Política

Ministro diz que governo não se preocupa com “paternidade” de transposição do São Francisco

O ministro de Bolsonaro atribuiu aos governos anteriores a falta de planejamento que resultou no atraso da obra

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Prestes a inaugurar mais uma etapa da importante obra, no Rio Grande do Norte, o ministro do Desenvolvimeno Regional, Rogério Marinho, afirmou que o governo federal não se importa com a autoria do projeto de transposição do Rio São Francisco. 

Segundo o ministro, a "preocupação" do governo é em concluir as obras que tiveram início no governo do PT e sanar essa "dívida" com a região Nordeste.

“É uma obra que pertence à população, uma dívida resgatada para com o Nordeste. É fato que esse governo deu a importância devida a essa obra, e estamos em via de comemorar a chegada das aguas do São Francisco no ultimo estado no Nordeste setentrional, que é o Rio Grande do Norte“, disse o ministro em entrevista à CNN Brasil.

A inauguração do último trecho acontece justamente o estado onde Marinho pretende concorrer a uma vaga no Senado.

O ministro de Bolsonaro atribuiu aos governos anteriores a falta de planejamento que resultou no atraso da obra em anos, que impôs ainda que diversos trechos fossem reconstruídos.

Rogério Marinho disse ainda que o projeto hídrico vai além da disponibilidade de água porque possui uma escala “sistêmica” nas regiões beneficiadas – e que esse aspecto também seria “reconhecido” pela população.

“A agua diminui a pressão sob o sistema de saúde publica, permite a instalação de serviços, o tratamento adequado o esgoto jogado no perímetro dos rios”, citou.