O perfil no Instagram do cantor de raggae Edson Gomes virou alvo de criminosos que se utilizam de técnicas para roubar as contas e induzir seguidores a fazerem transferências. No sábado (5), o baiano anunciou em seu perfil do Facebook que suas contas do Instagram e WhatsApp foram hackeadas. O cantor alertou que não está pedindo dinheiro e nem vendendo produtos.
Na ação, depois de invadir o perfil de um alvo, os golpistas fazem stories avisando que um parente está se mudando do Brasil e, por isso, está vendendo alguns itens como eletrodomésticos ou eletrônicos.Os preços são baixos porque a pessoa precisa agilizar a saída do país.
Os golpistas anunciam celulares a preços baixos que supostamente foram trazidos por algum parente dos Estados Unidos ou perfis que se passam por estabelecimentos comerciais enviam mensagens oferecendo vantagens, como sorteios ou promoções.
Os interessados entram em contato por direct e perguntam como podem combinar a compra. O criminoso, então, envia uma chave Pix e pede o comprovante. Após a efetivação do pagamento, a vítima é bloqueada.
No perfil do Instagram de Edson Gomes, o golpista colocou vários anúncios com a oferta de móveis e eletrodomésticos com valor abaixo do mercado.