Bahia

Indústria baiana gerou 43,3 mil empregos no último ano

Somente em novembro, o saldo também foi favorável com mais de 4 mil novos postos de trabalho criados

Carol Garcia/GOVBA
Carol Garcia/GOVBA

De janeiro a novembro de 2021, a indústria baiana gerou 43.375 mil empregos. Somente em novembro, o saldo também foi favorável com mais de 4 mil novos postos de trabalho criados, sendo puxados pelos setores de Manutenção e Instalação de Máquinas e Equipamentos, Couro e Calçados e Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos. Os dados constam no Informe Executivo de Indústria de janeiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Nos últimos 12 meses, 36.767 mil empregos foram criados.

“Além de apresentar o saldo positivo na geração de novas vagas de trabalho, ressaltamos que as exportações dos produtos industriais baianos subiram 23,85%, de janeiro a dezembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior”, destaca o secretário da SDE, Nelson Leal.

Os três principais setores que apresentaram saldo positivo de empregos na indústria, em novembro de 2021, são: Manutenção e Instalação de Máquinas e Equipamentos, com a criação de 321 postos de trabalhos; Couro e Calçados, com 314; e Fabricação de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos, com 295 novas vagas de trabalho.

Até dezembro de 2021, 81 empresas foram incentivadas pelo Governo do Estado, por meio da SDE: R$ 2,7 bilhões de investimentos, que teve como resultado a criação de 7.333 mil empregos.