Bahia

Hemoba adota novos critérios para doação de sangue em relação a infecções por Covid-19

O novo prazo de inaptidão é de 10 dias após total recuperação da doença

Ascom/Hemoba
Ascom/Hemoba

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) adotou novos critérios para doação de sangue dos voluntários que tiveram Covid-19. O novo prazo de inaptidão é de 10 dias após total recuperação da doença.

A Hemoba seguirá a nota técnica Nº4/2022, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS), com mudanças nos critérios de doação de sangue para pessoas que tiveram suspeitas ou confirmação recente de infecção por Covid-19.

Antes da divulgação do comunicado, os candidatos à doação de sangue que testaram positivo ou tinham suspeita de coronavírus e apresentavam sintomas só poderiam doar sangue 30 dias após a sua total recuperação. Com a mudança, o prazo de inaptidão caiu para 10 dias, tanto para sintomáticos como para assintomáticos.

Já os candidatos que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, durante o período de transmissão, que segundo o MS são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

“Essa nova onda está deixando nossos postos de coleta vazios e, consequentemente, os estoques desabastecidos. Com isso, não conseguimos atender de forma integral as demandas transfusionais do estado. Com a redução do tempo de inaptidão, os doadores que tiveram sintomas gripais nas últimas semanas e já estão recuperados, poderão voltar a fazer sua doação de forma segura e tranquila. Estamos reforçando as medidas de segurança contra a Covid -19 e os demais vírus”, explica Fernando Araújo, diretor-geral da Fundação.

Critérios para doação

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação; não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Prazo das vacinas

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 07 dias.

Onde doar

A Fundação Hemoba conta com 29 postos de coleta espalhados pelo estado da Bahia, sendo 7 na capital e 22 no interior do estado. Em Salvador, as unidades são a sede que fica na Av. Vasco da Gama que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h, e nos sábados, das 07h às 12h30; Hospital Ana Nery, na Caixa D’água, que funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 12h, e das 13h às 16h30. Na Cidade Baixa, há postos de coleta no Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, que fica no Largo de Roma e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h; e no Hospital do Subúrbio, localizado em Periperi, funcionando de segunda a sexta-feira , de 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Para conferir os locais, dias e horários de atendimento das unidades do interior, acesse o site da Hemoba.