O Rio Almada, na região Sul da Bahia, que banha os municípios de Coaraçi, Almadina e Itajuípe secou. Na próxima semana, o Governo do estado, através da Defesa Civil, deve incluir à lista de 223 municípios em situação de emergência, outros 30 municípios que enfrentam problemas no abastecimento de água por causa da seca. O diferencial em relação aos decretos anteriores, é que serão municípios das regiões Sul e extremo Sul, que vivem situações semelhantes àqueles localizados no Semiárido Baiano.
Técnicos da Defesa Civil estão verificando a situação de diversos municípios e devem elaborar, até o próximo dia 7, as bases técnicas para que sejam assinados pelo governador Rui Costa, os decretos incluindo esses municípios na relação dos que estão em situação de emergência.
Na semana passada técnicos da Defesa Civil se reuniram pela primeira vez com representantes da Prefeitura de Itajuípe, no Sul do Estado, para discutir a questão da seca. Os 18 mil habitantes do município só devem ter água para consumo humano e animal por mais 30 dias, por causa da seca do Rio Almada.
Foto: Reprodução