O médico Hélio Angotti Neto, está sendo cotado para assumir uma diretoria na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em uma vaga que vai abrir em julho. Hélio é o atual secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), do Ministério da Saúde, e um dos líderes do núcleo pró-cloroquina da pasta. A informação foi publicada nesta segunda-feira (24) pelo jornal Folha de S. Paulo.
A proposta de levar Angotti para a Anvisa agradou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que quer afastar o médico da pasta sem entrar em confronto com ele.
A vaga de diretor da Anvisa que ficará aberta em julho é ocupada atualmente por Cristiane Jourdan, que embora já tenha compartilhado em suas redes sociais postagens em defesa do tratamento precoce, em seu mandato na Anvisa nunca defendeu publicamente medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, assim como apoiou reações da agência aos ataques de Bolsonaro.
O mandato no cargo dura cinco anos e as chances de Jourdan assumir um novo mandato são pequenas, segundo integrantes do governo. No entanto, para Angotti assumir o cargo, além da indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL), o médico vai precisar ter seu nome aprovado no Senado. Uma sabatina pode acontecer antes de julho.