Política

Atila do Congo crítica aumento do GNV pela Bahiagás: “É conversa para boi dormir”

Átila afirmou que vai pedir a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara para apurar os aumentos no preço

Reprodução/Youtube/Salvador FM
Reprodução/Youtube/Salvador FM

O vereador e presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos do Estado da Bahia (Simactter-BA), Átila do Congo, criticou nesta segunda-feira (24) o aumento “desastroso” do Gás Natural Veicular (GNV) em toda Bahia. De acordo com ele, o gás não deveria acompanhar os reajustes da gasolina. Átila atribui os aumentos no preço do GNV no estado a "má-fé" da Bahiagás.

“Me desculpe o sindicato e donos de empresas de combustíveis, mas essa é uma conversa para boi dormir, dizer que estão mantendo um teto igual [ao da gasolina] para não ficar tão desigual. Isso é falácia, má-fé da Bahiagás […] estamos vivendo uma pandemia e esses aumentos desastrosos não é bom nem para consome normalmente, muito menos para precisa para trabalhar", disse o edil em entrevista programa Ligação Direita da Salvador FM.

Átila também criticou a medida que aumenta e burocratiza ainda mais a instalação do Kit Gás GNV no estado, vinda do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com ele, o uso dessa modalidade se condiciona a trabalhadores do setor de transportes particulares que realmente precisam de uma flexibilização nos preços dos combustíveis.

“Ninguém tem R$ 5 mil, a não ser quem trabalha de fato com seu veiculo, para estar instalando kit gás por 5/6 mil reais, fora a vistoria que é exigida pelo Inmetro. Então a gente sabe que não vai haver desequilíbrio nenhum, até porque quem usa o GNV é pq trabalha com o veículo e o desgaste do veículo é muito maior. Até a manutenção do GNV ta mais complicada. Fico preocupado também com a inércia do Procon, porque todos eles são consumidores e eu pergunto: onde está o Procon? é só pra ser cabide de emprego? E eu não estou falando isso para criticar o governador […] precisamos de gente fiscalizando esses absurdos”, declarou.

A Companhia de Gás da Bahia já está na mira do vereador a um tempo. Em entrevista ma última semana, Do Congo afirmou que vai pedir a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Salvador para apurar os aumentos no preço do Gás Natural Veicular.

Átila do Congo foi o entrevistado dessa segunda-feira do programa Ligação Direta. Confira programa completo: