Bahia

Salvador inicia vacinação de crianças contra Covid-19

Não está tendo ponto de drive-thru para imunização infantil

Betto Jr./Secom
Betto Jr./Secom

Visando o combate à Covid-19 a capital baiana iniciou neste sábado (15), o processo de vacinação das crianças de 11 anos e dos pequenos de 5 a 11 anos com deficiência permanente, que estão registradas no sistema SUS da capital baiana. Aação teve início às 8h, em 11 postos voltados para este público. 

Na sede da Apae, na Pituba – um dos três locais destinados exclusivamente para imunização das crianças com deficiência na cidade – o clima de animação tomou conta dos pequenos que esperavam ansiosos, ao lado dos pais, o recebimento da dose. O momento foi ainda mais especial com personagens como robô, princesas, Galinha Pintadinha e até mesmo o Homem-Aranha, sob a animação de Tio Paulinho. 

A mãe da primeira criança vacinada na capital baiana, Priscila Cardoso, de 38 anos, falou sobre a felicidade de ver Larissa Mota, de 10 anos, portadora de hidrocefalia, imunizada. "Demorou mais chegou. A expectativa era grande, o sentimento é de alívio. Que venha a segunda, terceira, todas as doses necessárias para a gente se livrar do vírus e do medo. Peço a Deus que as mães venham vacinar seus filhos porque a vacina salva, e isso é comprovado cientificamente. O dia foi é de muita emoção".

O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, lembrou que a vacinação contra a Covid-19 é importante, por ser uma ação de proteção coletiva. Ele afirmou ainda que, assim que chegarem novas doses, a estratégia será avançada para outras idades. 

"A nossa previsão era vacinar 50 mil crianças hoje, mas só recebemos 12 mil doses. Assim que vierem mais lotes, vamos continuar trabalhando para imunizar todas as crianças o mais rápido possível, fazendo com que Salvador continue a ser a capital mais eficiente na vacinação no país ".

Estratégia – Para ter acesso a vacina, a criança deve apresentar os seguintes documentos:

CRIANÇAS COM 11 ANOS COM NOME NO SITE DA SMS ACOMPANHADAS DO PAI OU MÃE

No ato da vacinação deve apresentar originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver acompanhando a criança no ato da vacinação, cartão de vacinação da criança e documento de identificação da criança. No ato da vacinação será preenchido Formulário da Vacinação. Caso o pai ou a mãe já queira levar o formulário preenchido, o documento está disponível no link.

CRIANÇAS COM 11 ANOS COM NOME NO SITE DA SMS ACOMPANHADAS DE OUTRO RESPONSÁVEL MAIOR DE 18 ANOS

No ato da vacinação deve apresentar o formulário de vacinação já preenchido pelo pai ou pela mãe, originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que assinou o Formulário de Vacinação, cartão de vacinação da criança e documento de identificação da criança. 

 

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DE 05 A 11 ANOS ACOMPANHADAS DO PAI OU MÃE

No momento da vacinação é necessário levar originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver acompanhando a criança no ato da vacinação, cartão de vacinação da criança, documento de identificação com foto da criança, relatório médico que comprove a deficiência e cartão sus de salvador. No ato da vacinação será preenchido Formulário da Vacinação.

 

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DE 05 A 11 ANOS ACOMPANHADAS DE OUTRO RESPONSÁVEL MAIOR DE 18 ANOS

Crianças acompanhadas por outra pessoa responsável (maior de 18 anos) que não seja pelo pai ou pela mãe, deverão apresentar no ato da vacinação: o formulário de vacinação já preenchido pelo pai ou pela mãe, originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que assinou o Formulário de Vacinação, cartão de vacinação da criança, documento de identificação da criança, relatório médico que comprove a deficiência e cartão sus de Salvador. 

Confira os pontos de imunização das crianças com 11 anos com nome no site da SMS 

NÃO HAVERÁ PONTOS DE DRIVE THRU PARA ESSE PÚBLICO

Pontos fixos: Arena Fonte Nova, Clube de Periperi, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque da Cidade, CSU Pernambués, USF Cambonas e USF Curralinho.

Confira os pontos de imunização das crianças com deficiência de 05 a 11 anos 

NÃO HAVERÁ PONTOS DE DRIVE THRU PARA ESSE PÚBLICO

Pontos fixos: USF Beira Mangue, APAE-Pituba e NACPC – Ondina.