Pelo segundo ano consecutivo, a Lavagem do Bonfim não irá acontecer nos moldes tradicionais e terá celebrações apenas de forma virtual. O motivo é a pandemia da covid-19, o aumento do números de casos da doença por conta da variante Ômicron e do surto de Influenza na capital baiana. Na manhã de hoje (13) a movimentação de pedestres e carros seguem tranquila na Colina Sagrada e em toda região.
Confira movimentação da Lavagem do Bomfim nesta quinta-feira (13), em Salvador pic.twitter.com/kQd9biGmgv
— suasalvadorfm (@suasalvadorfm) January 13, 2022
A única celebração presencial oficial da lavagem será uma homenagem às vítimas do coronavírus, a partir das 10h e m frente ao monumento do Cristo ressuscitado, que fica no largo da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. A igreja ficará fechada durante toda a manhã, e será aberta apenas às 18h, para a realização do sétimo dia de missas da novena, às 19h.
Confira a programação:
- A lavagem das escadarias também foi cancelada e não acontece nesta quinta (13)
- Pela manhã, às 10h, será iniciada uma transmissão virtual com uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela covid-19 no Brasil. O evento vai ocorrer no monumento ao Cristo Ressuscitado, na Praça do Bonfim, em frente à igreja. Na sequência, às 10h30, o reitor da Basílica do Bonfim – padre Edson Menezes, transmitirá a tradicional mensagem e benção à população, comum ao final do cortejo de 8km. As ações podem ser acompanhadas através do site do Santuário e nas redes sociais da Basílica.
- Basílica Santuário Senhor do Bonfim abrirá as portas nesta quinta-feira (13), somente às 18h. Isso porque às 19h está prevista a missa do novenário em homenagem do Senhor do Bonfim.