Saúde

Anvisa confirma terceiro caso de superfungo no Brasil

Os dois primeiros casos de Candida auris foram confirmados em Salvador em 2020

Reprodução / Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.
Reprodução / Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou nesta quarta-feira (12), o terceiro caso de Candida Auris, o “superfungo”, no país. O fungo foi identificado na urina de um paciente de um hospital da rede pública de Recife. Os dois primeiros casos foram confirmados em Salvador em 2020.

O superfungo é resistente a medicamentos e já é considerado uma ameaça séria à saúde pública, pois a infecção pode ser fatal, por atingir a corrente sanguínea. Os grupos de risco são os pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades.

Segundo a Anvisa, há outro caso suspeito no mesmo hospital, que segue em investigação laboratorial. Segundo o órgão, desde a identificação da suspeita, uma força-tarefa nacional, composta por diversos órgãos foi acionada para monitorar e controlar o surto.

A Anvisa pediu ainda que os laboratórios de microbiologia intensifiquem a vigilância e, se identificarem um caso suspeito ou confirmado, devem notificar o serviço de saúde e acionar um dos Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)

Um estudo publicado em 2021 sugere que a pandemia da covid-19 pode ter criado as condições que favoreceram a proliferação da Candida auris.