Após o governador da Bahia, Rui Costa (P´T), anunciar novo decreto que exige a redução do público dos shows para até 3 mil pessoas, diversos eventos tradicionais passaram a ser cancelados e adiados na capital baiana.
Entre os eventos cancelados está o tradicional festejo, que já acontece há 6 anos em Salvador, do cantor soteropolitano Léo Santana com o Baile da Santinha. A festa, que era uma das mais esperados do mês e acontece em três sextas, teve apenas um dia de shows e os outros dois cancelados.
O Bonfim de Tarde, festa que teria atrações como Bell Marques e Harmonia do Samba, também foi 100% cancelado pela produção do evento. A festa estava marcada para quinta-feira (13), na Bahia Marina.
O Circuito Verão 22, que aconteceria no Centro de Convenções, no dia 15 de janeiro, teve os shows adiados pela organização nesta segunda-feira (10) e o cancelamento repentino da dupla Anavitória no sábado (8). Além da jovens, Larissa Luz, BaianaSystem, Titãs, Jota Quest e Pitty estavam entre as atrações.
Já o festival de música preta que aconteceria no último domingo (9) no Pelourinho, que tinha como headline a banda Afrocidade, também foi adiado para o dia 23, mas com incertezas se irá acontecer no formato original já que uma de suas atrações, a cantora Luedji Luna cancelou sua participação no evento. O evento contava com nomes como Bia Ferreira, Luedji Luna, Dj Lumena e Afrocidade.
Com o nova decisão, além do público reduzido, os eventos devem obedecer a lotação máxima de 50% da capacidade de cada local. O decreto passou de 5 mil pessoas para 3 mil e vale até o dia 14 de janeiro e foi tomado devido ao aumento do número de casos de Covid-19 na capital baiana e em todo o estado.