Bahia

Bahia registra oito casos da dupla contaminação por flurona

Não há óbitos registrados até o momento

Divulgação/Lacen-BA
Divulgação/Lacen-BA

A Secretaria de Saúde da Pública da Bahia confirmou na noite esta quarta-feira (5), oito casos de infecção simultânea dos vírus da Influenza e Covid-19 (quadro conhecido como Flurona), em três municípios: Salvador, Feira de Santana e Camaçari. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde da Pública (Lacen).

As prefeituras de Senhor do Bonfim e Jaguarari, que ficam no norte da Bahia, também anunciaram três casos. No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não confirma pacientes nesses municípios. Não há óbitos registrados até o momento.

 No quadro total de contaminados são cinco pacientes do sexo masculino e três do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos.  

"Temos notificados 1.400 casos de Influenza H3N2, temos ainda 35 óbitos e oito casos de co-infecção, ou seja, pessoas que têm ao mesmo tempo Covid-19 e Influenza H3N2", revelou a secretária estadual de Saúde, Tereza Paim.

A orientação da Sesab é que as pessoas se previnam com o uso de máscaras e que procurem unidades de saúde caso apresentem sintomas de co-infecção.

É muito importante a prevenção, lembrar que a síndrome gripal e o Covid se espalham se a gente não usar máscaras", afirmou a secretária.