A Secretaria de Saúde de Itabuna anunciou a abertura de gripários pediátrico e adulto para desafogar os hospitais do município, que enfrenta surto de gripe influenza em meio à pandemia de covid-19 e aos escombros da enchente que atingiu 40% do seu território no Natal (25).
O gripário pediátrico foi montado no Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), em frente à unidade principal do próprio Cemepi, na Avenida Nações Unidas, e começou a funcionar nesta terça-feira (4), com atendimento das 7h às 19h. Já a unidade para adultos será instalada no ambulatório do Hospital São Lucas e passará a receber pacientes até o final desta semana, no mesmo horário, informa a Prefeitura.
A secretária de Saúde, Lívia Mendes, afirma que a medida dá suporte às unidades que estão com alto fluxo de atendimento e internação. “Na semana passada, em um único dia, a UPA-24 Horas, no Monte Cristo, realizou 400 atendimentos de sintomas gripais e atingiu 21 internamentos. Precisamos que as pessoas se cuidem e evitem aglomerações. Por isso, adotamos algumas medidas para atender a essa alta demanda”, disse.
O aumento expressivo do número de pacientes com sintomas respiratórios levou a Prefeitura de Itabuna a montar ponto de testagem para diagnóstico da covid-19 no térreo da Câmara de Vereadores, com atendimento às terças e quintas-feiras, das 8h às 15h.