O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (3) que o governo fornecerá vacina contra a Covid para todas as crianças de 5 a 11 anos.
“Podem ficar tranquilos, que todos os pais e mães que quiserem vacinar os seus filhos que tenham entre 5 e 11 anos terá vacina“, disse o ministro à imprensa, nesta tarde de segunda. De acordo com Queiroga, a audiência pública sobre a questão da vacinação infantil será realizada nesta terça-feira (4).
“No dia 5 [quarta], sairá a decisão terminativa do Ministério da Saúde. Não trará nenhuma novidade especial, não vai ser muito diferente do que o ministério já colocou em consulta pública. Mas vamos esperar as opiniões dos especialistas, porque sempre contribuem”, destacou.
O ministro afirmou ainda que a audiência terá participação de membros do Conass, do Conasems, do Conselho Federal de Medicina, das sociedades científicas, aqui das secretarias finalísticas do Ministério da Saúde.
Queiroga não respondeu sobre a necessidade de receita médica para vacinação em crianças, cogitada por ele no mês passado.
Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberou no dia 16 de dezembro o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Técnicos da agência dizem que, apesar de o grupo apresentar menores números de hospitalizações e casos graves, as crianças são transmissoras do vírus a adultos e idosos.