Bahia

Prefeitura prossegue com as ações do Salvador no Grau em janeiro

A intenção do programa é levar ordenamento para esses locais e promover a requalificação, manutenção de vias, calçadas, ciclovias e ciclofaixas, terminais marítimos, pontos de ônibus e de equipamentos de lazer

Otávio Santos/Secom
Otávio Santos/Secom

A Prefeitura estendeu para este mês de janeiro às ações do Salvador no Grau em ruas, avenidas, parques e orla marítima da cidade. A intenção do programa é levar ordenamento para esses locais e promover a requalificação, manutenção de vias, calçadas, ciclovias e ciclofaixas, terminais marítimos, pontos de ônibus e de equipamentos de lazer.

Iniciado em outubro, o programa conta com um investimento de R$43 milhões, dos quais R$15 milhões estão sendo direcionados para a substituição de asfalto. O término, previsto anteriormente para dezembro passado, foi ampliado para que possa abranger um número maior de intervenções.

Durante este mês de janeiro, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) dará início ao recapeamento asfáltico na cidade. O serviço não foi iniciado nos últimos meses, devido às chuvas frequentes.

Em um esforço conjunto, as secretarias municipais de Manutenção (Seman), da Mobilidade (Semob), da Sustentabilidade e Resiliência (Secis), de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a Sucop e a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) promoveram centenas de ações em aproximadamente dois meses de programa.

“O pacote de medidas alcança a conservação, manutenção e requalificação das ruas, avenidas, praças e parques. Com isso, estamos preparando a cidade para a retomada das atividades econômicas e para o verão, época em que recebemos mais turistas em Salvador”, afirma Luiz Carlos de Souza, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), órgão que coordena o Salvador no Grau.

Ordenamento

Durante as ações conjuntas, a Semop emitiu, pelo menos, 50 notificações formais e 74 notificações verbais. As notificações ocorreram em situações de utilização de logradouro sem o devido licenciamento, obstrução de ruas, realização de comércio informal sem licenciamento e utilização de equipamentos inadequados.

Ao todo, 36 notificações para retirada de sucatas de barco foram emitidas e pelo menos outras seis para a retirada de sucata de veículos. Treze delas foram removidas da praia na Ribeira. Além disso, agentes do órgão orientaram a população quanto à regularização de atividades diversas.