Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desenvolveram em apenas três dias, um aplicativo de monitoramento, em tempo real, da chuva. A iniciativa começou após as fortes chuvas que atingiram a Bahia nas últimas semanas.
Com o aplicativo é possível ajudar no planejamento de ações e prioridades na reconstrução e atendimento as vítimas das enchentes. O programa ainda fornece informações para ajudar no desenvolvimento de outras pesquisas ambientais.
A iniciativa surgiu do PPGM – Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Uefs, que, com a ajuda da Start-up Geodatin, empresa de Geotecnologias criada por ex-estudantes do PPGM-UEFS envolvidos no Programa Mapbiomas, e atual parceira do PPGM em vários projetos.
O aplicativo monitora os dados disponíveis no Portal da ANA – Agencia Nacional de Águas, referentes às chuvas e aos níveis de água nos reservatórios do estado, apontando, em tempo quase real, quando essas medidas atingem certos valores considerados críticos e que precisam de maior atenção das autoridades gestoras e das lideranças locais. Há também um mapeamento das áreas potencialmente inundadas, a partir de dados de imagens de satélite, mostrando os locais que foram afetados pelas inundações.