A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), responsável pela poda dos vegetais na capital, contabilizou uma média de 2,5 mil ações deste gênero mensalmente em 2021. O serviço de poda é executado em árvores de tamanhos variados, contemplando também desbaste e limpeza dos coqueiros localizados na extensão da orla de Salvador.
O titular da Seman, Luciano Sandes, destacou que o trabalho integra o pacote de ações preventivas da pasta e possibilita, dentre outros benefícios, segurança à população. "Este trabalho evita a ocorrência de acidentes, com a retirada de galhos e hastes com risco de queda e também com estado fitossanitário ruim, além de outras questões atreladas à segurança, como a melhoria da iluminação pública e melhor visibilidade das placas de trânsito”, detalhou o gestor.
Para dar precisão e celeridade ao trabalho desenvolvido em toda a cidade, a Seman utiliza dois recursos tecnológicos inovadores: o tomógrafo e o penetrógrafo para diagnóstico de sonda e imagem. Os equipamentos servem para avaliar a saúde da arborização urbana, identificando deteriorações dos vegetais e se antecipando em possíveis casos de risco aos cidadãos.
Solicitação
A população pode solicitar o serviço de manutenção de áreas verdes em vias públicas da cidade através do Fala Salvador, no número 156 ou portal www. falasalvador. ba. gov. br, e ainda presencialmente nas dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro. Também é possível fazer a solicitação pelo aplicativo Fala Salvador.
Após a solicitação, o corpo técnico da Seman, formado por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e biólogos, realiza vistoria para avaliação do serviço a ser realizado. A vistoria ocorre em um prazo de até 45 dias. Para maior eficiência, as podas são executadas com o auxílio de motosserras e motopodas, além de caminhão com caçamba elevatória.