Política

Em meio a situação de emergência na Bahia, presidente dá início a recesso de fim de ano

O presidente retorna para Brasília em 3 de janeiro

Reprodução
Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL), deu início nesta segunda-feira (27) ao seu recesso de fim de ano, o presidente e a primeira-dama Michelle Bolsonaro embarcaram para Santa Catarina onde devem passar a virada de ano. O casal retorna para Brasília em 3 de janeiro.

Bolsonaro publicou um vídeo antes de embarcar para Santa Catarina sobre as fortes chuvas que atingem o sul da Bahia e já deixam 20 mortos. Em sua publicação, o presidente listou algumas ações do governo federal na região e afirmou que os ministros João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) estão por lá. 

Neste fim de semana, período no qual o temporal voltou a afetar fortemente a região, Bolsonaro não deu nenhuma declaração em apoio às vítimas das enchentes. No dia 12 de dezembro, há exatos 15 dias, o chefe do Executivo sobrevoou o extremo sul da Bahia, na ocasião, sua equipe de segurança se envolveu em um episódio de agressão a jornalistas baianos que tentavam entrevistar o presidente. 

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 20 mortos. São 72 municípios baianos em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Do total, 58 deles estão também em situação de crise por conta das enchentes.