Bahia

Sobe para 20 número de mortos por causa da chuva na Bahia; mais de 430 mil pessoas foram afetadas

De acordo com a Sudec, a Bahia tem 16.001 pessoas desabrigadas. Além disso, outras 19.580 ficaram desalojadas

Isac Nóbrega/PR
Isac Nóbrega/PR

Subiu para 20 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. Em todo o estado, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal.

Os dados relacionados às vítimas têm sido divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), que contabiliza ao todo 18 mortes. Os dois óbitos mais recentes foram registrados em Itabuna, e confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

A 19ª vítima foi identificada como Felipe Duarte Garcia, de 21 anos. Ele estava sendo procurado desde o domingo (26), quando desapareceu com a enxurrada. O corpo dele foi encontrado às margens do Rio Cachoeira, na região que passa pelo bairro Urbis IV. Segundo moradores, Felipe foi carregado pela correnteza, enquanto passava pela BR-415. 

A 20ª vítima é Maria das Neves Souza dos Santos, de 33 anos. Ela era moradora da Vila da Paz, que é uma região ribeirinha entre a BR-415 e Cachoeira, na saída de Itabuna para Ilhéus. Ela estava em casa, no banheiro, quando a estrutura desabou sobre ela na madrugada de domingo (26).

Desabrigados e desalojados

De acordo com a Sudec, a Bahia tem 16.001 pessoas desabrigadas. Além disso, outras 19.580 ficaram desalojadas.

A Bahia tem, até esta segunda (27), 72 municípios em situação de emergência reconhecida. As principais cidades atingidas foram Itabuna, Itamaraju, Jucuruçu, Eunápolis, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.