Mundo

Bélgica prende 2 por suspeita de planejar atentados no Réveillon

Operações policiais em Bruxelas resultaram na detenção de seis pessoas, das quais quatro acabaram sendo liberadas

NULL
NULL

Duas pessoas foram detidas na Bélgica por suspeita de planejar atentados, que seriam realizados em Bruxelas durante os festejos de final de ano, informaram autoridades locais nesta terça-feira (29/12).

Em comunicado, autoridades não informaram a identidade dos suspeitos, que foram presos no último final de semana na área de Bruxelas, na região de Liège e em uma província de Flandres.

No total, seis pessoas foram levadas para depor, mas apenas duas foram mantidas sob custódia. Eles foram acusados de estarem ligados às causas jihadistas, sendo que um deles agia como recrutador de militantes.

Também foi apreendido material de propaganda do grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) e uniformes militares. Armas e explosivos não foram encontrados, no entanto.

Os ataques tinham como alvo diversos cartões-postais de Bruxelas, mas suspeitos não estavam ligados aos atentados de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos e cujos idealizadores, Abdelhamid Abaaoud e o foragido Salah Abdeslam, têm ligações com a Bélgica.

 Foto: Ilustração