A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou até às 11h10 deste domingo (26), 71 solicitações. O bairro mais atingido foi Pau da Lima, totalizando 22 pedidos.
Dentre as solicitações estão: alagamento de imóvel (19); ameaça de desabamento (6); ameaça de desabamento de muro (2); ameaça de deslizamento (9); árvore ameaçando cair (1); árvore caída (1); avaliação de imóvel alagado (1); desabamento de imóvel (2); desabamento de muro (2); desabamento parcial (1); deslizamento de terra (26); pista rompida (1).
Acumulados de chuvas
Os maiores acumulados de chuvas em 72h (dados atualizados às 11h) foram registrados em Pau da Lima (187,4mm), Mirante de Periperi (181,8mm), Castelo Branco (181mm), Pirajá (178mm) e Sete de Abril – Bosque Real (177,8mm).
Previsão do tempo
A previsão para este domingo (26) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, até o fim do dia, causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aliada à uma frente fria, segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Acionamento do Sistema de Alerta e Alarme
Duas comunidades situadas em áreas de risco – Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) tiveram as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme acionadas pela Codesal, às 21h de ontem (25), devido as chuvas terem ultrapassado o patamar de 150mm de acumulados em 72h, seguindo o protocolo de segurança considerado de alerta máximo.
As famílias nessas áreas foram evacuadas para o abrigamento na Escola Municipal Castelo Branco com o auxílio de equipes da Defesa Civil de Salvador, da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Sempre) e da Educação (Smed). No local, recebem assistência necessária até a que a situação seja considera segura para que possam retornar para suas casas.
Plantão
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.