Bahia

Crianças com paralisia cerebral visitam Vila de Natal no Campo Grande

A Vila de Natal conta com uma equipe treinada em libras e três cadeiras de rodas, cedidas pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), que ficam à disposição de pessoas com dificuldade de locomoção

Otávio Santos/Secom
Otávio Santos/Secom

Na noite da última sexta-feira (18), 15 crianças com paralisia cerebral visitaram a Vila de Natal do Campo Grande.  A ação foi promovida pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), em parceria com a Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD),  

Os internos do Lar Valorização Individual do Deficiente Anônimo (Vida) foram beneficiados com a estratégia. Até o dia 21, mais 105 pessoas com autismo, síndrome de Down, hidrocefalia e deficiências auditivas e visuais, acolhidas no orfanato conhecerão o local. 

"Este ano, no Natal da Inclusão, nós percebemos que muitas pessoas foram abandonadas pelas famílias e residem e instituições. Então resolvemos criar essa parceria para trazê-los no Campo Grande, sem agendamento, com toda estrutura e apoio, para que eles tenham um momento de lazer e alegria”, disse o diretor da Dsip e coordenador do Natal Salvador 2021, Júnior Magalhães. 

O gestor disse ainda, que o objetivo da ação é contemplar outras entidades. “É difícil segurar as lágrimas, mas quando se faz as coisas com amor e dedicação, o resultado é de muita emoção. A intenção é que até o final do projeto, a gente possa trazer o máximo de entidades para proporcionar o encantamento do Natal e poder gerar esperança para essas crianças", revelou Magalhães. 

A Vila de Natal conta com uma equipe treinada em libras e três cadeiras de rodas, cedidas pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), que ficam à disposição de pessoas com dificuldade de locomoção. 

O espaço também dispõe, quando as pessoas com deficiência comparecem em grupo, de colaboradores da Prefeitura para orientá-las durante a visitação. Além disso, este público pode fazer a visita para conhecer a decoração natalina na Praça Campo Grande, no Centro, sem agendamento. Cada pessoa tem direito a dois acompanhantes, que também não precisam agendar o acesso.