Há quatro anos, a Associação dos Moradores da Rua Monte Conselho, localizada no Rio Vermelho, em Salvador, denuncia poluições sonoras em bares que ficam na Vila Caramuru, próximo à Orla da capital baiana. A entidade emitiu uma nota de repúdio, enviada ao Portal Salvador FM nesta sexta-feira (17). De acordo com o documento, desde 2017 já se somam 400 denúncias no canal “Fala Salvador” da prefeitura, através do telefone 156, e 10 ocorrências na 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho contra os bares Pai Inácio, Tô em Casa, Fronteira e Maré Alta.
Além da associação, o hotel Novotel, recentemente inaugurado e localizado atrás da Vila, também assina a nota de repúdio. Em contato com o portal, o supervisor do estabelecimento confirmou a participação nas denúncias, mas declarou que o hotel não detalha e não dá entrevistas sobre o assunto devido a políticas internas da empresa.
“Considerando que, embora todas as medidas administrativas e judiciais estejam sendo tomadas a fim de resguardar o direito à sadia qualidade de vida e a salvaguarda ambiental, se mostra necessário tornar público o pleito enfrentado pelos denunciantes ao longo de quatro anos, a fim de registrar veementemente o repudio a conduta adotada pelos proprietários/representantes dos estabelecimentos localizados na Vila Caramuru”, diz um trecho da nota da Associação.
Os moradores reforçam ainda que todas as denúncias foram feitas em horários que ultrapassam as 22h e, além disso, o volume dos shows realizados nesses espaços chega a passar dos 100dB.
Frequentadora do local, a psicóloga Ana Júlia, 32 anos, em conversa com o Portal, declarou que o volume chega a ser alto de tal forma que não consegue conversar dentro do bar. "Eu não fui no Pai Inácio ainda, mas frequento os bares que não tem música ao vivo, ao lado, mas não adianta pois o volume é tão alto que eu nem preciso pagar couvert no estabelecimento que estou".
O Portal Salvador FM entrou em contato com os quatro bares citados nesta matéria, mas até esta publicação, não obteve retorno.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também foi procurada pela reportagem, e enviou o seguinte posicionamento:
"A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informa que irá intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento da Lei 5.354/98, que disciplina a utilização sonora em Salvador. O órgão já tem uma reunião agendada com os responsáveis dos bares, nesta segunda-feira (20), para tratar sobre a situação"
Veja a íntegra da nota abaixo: