Bahia

"A gente poderia ter evitado", revela Leo Prates sobre surto de gripe em Salvador

O gestor da pasta municipal ainda informou que 50 Unidades Básicas de Saúde estão realizando testagens em Salvador

Emídio Pinto
Emídio Pinto

Diante do surto de gripe pelo vírus H3N2, variante da H1N1, que assola a capital baiana e gera o aumento da demanda na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Salvador reinstalou, nesta sexta-feira (17), o gripário do bairro Pau Miúdo. 

Em entrevista ao repórter Emídio Pinto, no programa Ligação Direta, da Salvador FM, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates afirmou que a gestão municipal foi pega de surpresa. "Não pelo surto, mas pelo que a gente poderia ter evitado. Vocês da imprensa lembram que há mais de 60 dias que o Rio [de Janeiro] vivia um surto de gripe e isso poderia acontecer em Salvador. Por isso eu falei para se vacinar contra a gripe, contra a Covid e infelizmente chegou. Não adianta chorar sob o leite derramado. Vamos trabalhar agora".

O secretário ainda apelou para a colaboração da população. "Usando máscara. As que estão gripadas, inclusive, usar máscara dentro de casa, vacinar contra a gripe e contra a Covid-19. E não vai faltar medicação para a população", garantiu.

O gestor da pasta municipal ainda informou que 50 Unidades Básicas de Saúde estão realizando testagens em Salvador. 

Ainda nesta sexta, o prefeito Bruno Reis convocou uma entrevista coletiva para anunciar as ações de combate a gripe e à Covid-19. Entre elas, a ações solidárias, de vacinação contra as doenças e testagens.