O deputado federal, Alex Santana (PDT) solicitou reforços por parte da Câmara Federal para auxiliar famílias dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, após fortes chuvas deixarem pessoas desabrigadas.
Os ministros da Cidadania, João Roma e o de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho junto com o deputado vão desembarcar neste domingo (12) para acompanhar de perto a situação das localidades acometidas pelas enchentes. Uma comitiva vai avaliar as reais condições no combate à fome, sede e condições de vida dos desabrigados.
Em plenário, Santana reforçou que é necessária uma resposta rápida para ajudar a população. “Tenho recebido inúmeros pedidos para que possa enviar ajuda, estradas ali sumiram ou foram prejudicadas pela força da água. Existem comunidades de difícil acesso e, com a chuva, a situação piorou, são vidas que precisam ser assistidas. A gente espera que uma resposta seja imediata com verbas para reestruturação e dignidade daquele povo”, apela.
Vale lembrar que no município de Itamaraju, choveu cerca de 527mm nos primeiros 10 dias de dezembro deste ano. Nesse mesmo período de 2020, foram apenas 13mm. Na última quarta-feira (8) três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após um barranco deslizar. As vítimas estavam dentro de um dos imóveis.
A situação mais grave é registrada em Jucuruçu, onde os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e causaram sérios transtornos, deixando famílias desabrigadas. Alguns moradores foram resgatados de uma enchente com o auxílio de um colchão inflável.