A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) ampliou em duas horas o tempo de atendimento remoto ao público pelo Balcão Virtual. A ferramenta, lançada no fim de outubro, passa a atender das 8h às 14 horas, com acesso à plataforma antecipado em cinco minutos, às 7h55, quando começa o ordenamento da fila virtual. O atendimento do balcão ocorre a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual.
Para garantir o atendimento pela modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-BA. Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no dispositivo móvel.
A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.
Serviço personalizado
O Balcão Virtual da Sefaz-BA é um serviço personalizado que dispõe de salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao fim do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.
Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário.