Saúde

Governo do Amazonas retrocede e suspende eventos com 3 mil pessoas 

Além dos novos limites para festividades, o Comitê também decidiu aumentar o valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários

Raphael Alves
Raphael Alves

Após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos de Covid-19, e em função da variante Ômicron, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas decidiu suspender a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas em território amazonense. As medidas foram definidas na noite desta terça-feira (07/12/21), em reunião convocada pelo governador Wilson Lima.

As novas regras constarão em decreto válido para o período de 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022. O governo estadual prometeu intensificar as ações de vacinação e inicia busca ativa nas regiões do estado com menores percentuais de população imunizada. A campanha denominada Megavacinação começa nesta quarta-feira (08/12/21). Só em Manaus, há cerca de 314 mil pessoas com a segunda dose em atraso.

Além dos novos limites para festividades, o Comitê também decidiu aumentar o valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários. A multa subirá de R$ 50 mil para R$ 500 mil. O comitê também vai recomendar que não sejam realizados eventos públicos de comemoração de Natal e ano novo pelas prefeituras.