Os estudantes que deixaram de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, por motivo de doença infectocontagiosa ou por um problema de logística ou de infraestrutura, previstas nos editais das versões impressa e digital, têm até as 23h59 desta sexta-feira (3), para solicitar a reaplicação.
O pedido deve ser feito e acompanhado através da Página do Participante. Os documentos necessários para a solicitação são: nome completo, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
As pessoas que não conseguiram realizar o exame por problemas de logística, de infraestrutura ou outras ocorrências específicas também podem pedir a replicação. O documento prevê pedido para pautas envolvendo desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.
Caso a solicitação seja aprovada, o candidato poderá realizar a prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, datas em que também será aplicado o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.