O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou nesta segunda-feira (29) que a população brasileira não deve se desesperar diante da mais nova variante da Covid-19 conhecida como Ômicron. De acordo com o gestor, o sistema de saúde vem se atualizando para o combater novas ameaças do vírus ao decorrer da pandemia.
"Não da para negar. É uma variante de preocupação, mas não é uma variante de desespero, por quê? Porque nós temos um sistema de saúde capaz de dar respostas efetivas no caso de uma variante dessa ter uma letalidade um pouco maior e ninguém sabe ainda. Não achamos ser diferente das outras variantes. E a principal resposta é a vacinação", declarou Queiroga ao LDNotícias no evento de assinatura do convênio entre o Ministério da Saúde e a Pfizer, que ocorreu em Salvador.
Queiroga não entrou em detalhes sobre o caso de um suspeito brasileiro vindo da África do Sul que foi diagnosticado em São Paulo com covid-19 mesmo com sistema vacinal completo. Segundo ele, exames complementares ainda vão confirmar ou descartar a infecção do homem pela nova mutação.