Estudantes do ano letivo de 2015 na rede estadual de ensino têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação de matrícula. O processo pode ser realizado por estudante maior de 16 anos, pais ou responsável legal, na secretaria da unidade ou no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.
Para realizar a renovação pela internet, basta acessar o endereço e utilizar o código de acesso que consta na Carta de Renovação. Caso necessite, o estudante ou responsável pode resgatar o código de renovação, no Portal da Educação, informando o nome do aluno completo, nome da mãe e data de nascimento.
“É importante o estudante fazer sua renovação dentro do período para garantir a vaga na sua escola atual. Caso ele não renove até o dia 30 de dezembro, o aluno pode perder sua vaga e fica dependendo das vagas disponíveis em outras escolas da rede estadual, a partir de janeiro de 2016”, destaca Eliana Carvalho, diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Ela também destaca que “caso a escola do aluno não ofereça a série que permita a sua continuidade, ou mesmo houver necessidade em mudar de endereço ou cidade, ele fará sua matrícula no dia 20 de janeiro de 2016”.
Aqueles que optarem por realizar a matrícula pela internet devem conferir com a secretaria da sua escola se não possuem nenhum documento pendente, o que pode resultar na perda da vaga.
Veja abaixo o Cronograma de Matrícula 2016:
18/11 a 30/12 – Renovação de Matrícula
20/01 – Transferência de Estudantes da Rede Estadual: para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações:
– a escola não oferece a série subsequente
– não renovou sua matricula
– mudança de domicilio
21 e 22/01/2016 – Matrícula de Concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental: para os estudantes regularmente matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino do Estado da Bahia, no ano letivo de 2015, cujas escolas não oferecem a série subsequente.
Matrícula Nova
Para ingresso do candidato em Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino em qualquer série para o Ensino Fundamental e Médio, atendendo, sobretudo às diversas modalidades de oferta.
25/01 – Ensino Fundamental
26 e 27/01 – Ensino Médio
Foto: Reprodução