Bahia

Leo Prates apela pela imunização e teme nova onda de Covid-19 em Salvador

Secretário alerta pra a falta de vacinação da primeira dose e da dose de reforço do imunizante na população soteropolitana apta para receber a vacina

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Após dez meses do início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Salvador, o número de não vacinados chama a atenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e acende um alerta vermelho: entre as pessoas com 12 anos ou mais habilitadas para o recebimento da 1ª dose, mais de 70 mil ainda não compareceram aos postos para iniciar o ciclo vacinal. Outras 283 mil estão com o fechamento do esquema atrasado, e cerca de 156 mil ainda não foram tomar a dose de reforço.

O titular da pasta, Leo Prates, afirma que os números são alarmantes e apela para que as pessoas busquem o imunizante para evitar uma nova onda da doença na cidade. “Este é um número que muito nos preocupa, e é um cenário que já estamos acompanhando na Europa, chamado de 'pandemia dos não vacinados’. Na Alemanha, França, Dinamarca e Áustria, por exemplo, o aumento do número de casos, internações e mortes, atualmente, são de pessoas que não se vacinaram contra o vírus, e não queremos isso em Salvador. Por isso estamos fazendo um forte apelo para população comparecer ao ponto de imunização”, destacou o secretário.

A Prefeitura de Salvador está enviando alertas por mensagem via WhatsApp, conscientizando a população sobre a importância da iniciação e fechamento do ciclo vacinal, bem como da dose de reforço. “Estamos nos esforçando ao máximo, de segunda a sábado, para garantir esse direito da população, mas precisamos contar com a conscientização dessas mesmas pessoas que estão sendo beneficiadas”, acrescentou.