Entretenimento

Flipelô: “É o evento mais importante do Pelourinho” diz Iure Barreto criador do Soterapobretano sobre a festa

O escritor ainda brincou sobre a alegria do povo baiano e como os lugares mais inusitados se tornam inspiração para ele escrever

Marina Araújo/LDNotícias
Marina Araújo/LDNotícias

O advogado e escritor Iuri Barreto, a mente por trás do ‘Guia de Sobrevivência do Soteropobretano’, blog e perfis nas redes sociais com dicas para aproveitar a capital sem gastar muito, contou sobre como vem sendo sua volta a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) 2021. Em entrevista ao LDNotícias, o dono da página que conta com mais de 200 mil seguidores, disse estar animado pela sua volta como mediador do evento e contou sobre sua motivação para desbravar Salvador e escrever seus posts.

“A Flipelô é espetacular, é necessário. Eu tô aqui desde a primeira edição, eu era simplesmente um visitante e já é minha terceira edição como mediador, amo participar desse ponto de vista, aqui nas mesas. Eu acho que esse evento é nada menos do que o evento mais importante do Pelourinho. É tudo maravilhoso. É incrível como isso aqui é transformador. Meu sonho é que um dia ela (Flipelô) seja maior que a Flip”, disse Barreto.

Sobre sua paixão pela capital baiana e ideias para seus posts e livros, o advogado conta que a cidade vivendo o cotidiano é sua principal fonte de inspiração.

“Eu comecei a defender que as pessoas viajassem dentro das suas próprias cidades, a minha era Salvador, e ai comecei a viajar pelos bairros dessa cidade linda e desde 2012 quando criei a Soterapobretano não parei mais”, disse.

O escritor ainda brincou sobre a alegria do povo baiano e como os lugares mais inusitados se tornam inspiração para ele escrever. “Me inspiro em tudo na cidade, é muita coisa, eu tô sempre ouvindo as pessoas. É sobre ir pra rua e sentir. Eu digo sempre que uma volta da avenida sete me rende uns três posts no mínimo para essa semana”, brincou Iure.

A Flipelô, que tem como rádio oficial a Salvador Fm, está no seu quinto e último dia, e pode ser acompanhada pelo YouTube oficial da festa. Mais de 100 autores passaram pelo Pelourinho, em mesas de conversa, palestras, oficinas, espetáculos, e lançamentos.