Mais de 200 professores da rede municipal de Eunápolis celebraram a votação a favor do projeto de lei 026/2021, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste salarial no percentual de 4,52% para os profissionais do magistério. A matéria chegou à Casa de Leis pelas mãos do secretário de Governo, Osvaldo Soares Filho, a uma semana, com pedido de duas sessões extraordinárias para que os seus efeitos sejam aplicados ainda na folha de pagamento deste mês de novembro.
Segundo Osvaldo, a ação é abrangida pela lei 568/2005. No documento ele cita o tempo que os professores ficaram em atraso de salários durante a pandemia da Covid-19 e o quanto foi prejudicial. Como ‘reparação’ pelos danos, o parlamento enviou o documento que foi aprovado sem contras por parte da Câmara Municipal de Eunápolis.
Após consultar o plenário, na sessão ordinária anterior (11), o presidente Jorge Maécio (PP) permitiu a tramitação acelerada com a discussão e votação em duas sessões extraordinárias na sexta-feira (19).
Antes da segunda votação, que concluiu o processo, o vereador Pastor Renato Bromochenkel (Avante) criticou a falta de discussão do projeto de lei, mas declarou que o reajuste minimizaria a situação dos docentes. O projeto segue agora para sanção da prefeita Cordélia Torres (DEM).