O PSDB vai às urnas hoje (21) em todo o País, por meio de uma votação eletrônica, para decidir o candidato do partido à Presidência da República no ano que vem. O nome que o partido vai escolher é aguardado pelas demais siglas partidárias, e por uma série de agentes políticos, como o possível primeiro nome confirmado em 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Em uma disputa apertada, concorrem os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-senador Arthur Virgílio (AM). A disputa se dá em meio a divergências internas entre apoiadores dos três nomes. Segundo os organizadores, as prévias foram a solução encontrada para viabilizar a “unidade” partidária.
A votação acontecerá presencialmente em Brasília a partir das 8h ou via aplicativo, da 0h até as 15h. É esperado um resultado até as 17h. Quase 45 mil filiados se inscreveram —menos de 5% do total— e comitivas e lideranças irão se reunir na convenção. Caso nenhum dos três conquiste mais do que 50% dos votos. deverá haver segundo turno no próximo domingo (28).