Bahia

Mais modernos, novos trens do Metrô são apresentados; bancos homenageiam Bahia e Vitória

Haverá passagem livre entre os carros, que não terão portas divisórias, possibilitando uma melhor distribuição dos usuários

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A partir da tarde desta terça-feira (22), é possível dizer que Salvador tem uma linha de metrô completa. A inauguração da Estação Pirajá, com a presença da presidente Dilma Rousseff, marca a conclusão do projeto original da Linha 1. O terminal completa o trecho de 12 quilômetros de extensão e mais sete estações: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá.

Antes da entrega, nesta segunda-feira (21), o governo apresentou o primeiro de 34 novos trens (com quatro vagões cada) recentemente adquiridos. Um dos detalhes interessantes do novo equipamento é referente às cores dos 202 bancos, que homenageiam, propositadamente, os times de Bahia e Vitória – parte dos assentos tem o vermelho e preto do Leão e outra parte o azul do Esquadrão de Aço. 

"Além de um design inovador, por fora e por dentro, tendo inclusive passagem entre os carros, num vão único, pensamos numa homenagem aos dois maiores times da Bahia", comentou José Gracco, gestor de implantação da CCR Metrô Bahia.

Juntando-se aos seis trens existentes, serão 40 composições para serviço nas linhas 1 e 2. Três dos novos trens já estão estacionados na estação Pirajá. O primeiro começa a operar no final de março ou início de abril.

Ainda conforme Gracco, os novos trens “estão entre os mais modernos do mundo”. Concluídas as duas linhas, teremos 41 quilômetros e meio de trilhos e 22 estações. “Aí seremos o terceiro maior metrô do Brasil”, afirmou.

O governo conclui o projeto original da Linha 1 em dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município para o estado, em maio de 2013.

Detalhes
Os três primeiros novos trens, com quatro carros (vagões) cada, chegaram neste mês em Salvador. Outros 124 carros (vagões) chegam até dezembro de 2016, integrando a frota dos 40 trens que vão atender as linhas 1 e 2 do metrô. Com ar-condicionado e design moderno, os trens possuem 85 metros de comprimento e capacidade de transportar até 1.000 passageiros de uma só vez, com conforto e segurança. 

Além da passagem livre entre os carros, que não terão portas divisórias – possibilitando uma melhor distribuição dos usuários no interior do metrô -, 22 câmeras de monitoramento e sistema de transmissão de voz e dados, além de 32 dispositivos de emergência serão instalados para dar mais segurança. Os equipamento serão interligados ao  Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia.

Os equipamentos ficarão no Complexo de Manutenção Pirajá, especialmente construído para receber os novos trens, e onde serão realizados testes estáticos e dinâmicos antes de iniciar a operação com passageiros, em março de 2016.

Início da cobrança e Cartão Integração
A partir do dia 2 de janeiro inicia-se a cobrança da tarifa de R$ 3,30. Por outro lado, o horário de funcionamento também será estendido. Em vez de operar entre 8h e 18h, o metrô vai funcionar entre 5h30 e 22h. Mas a operação comercial só vale para o trecho entre as estações da Lapa e Bom Juá.

O trecho entre Bom Juá e Pirajá vai entrar em operação assistida, em horário ainda reduzido. Não haverá cobrança de tarifária nesse trecho até final de março.

Nesta segunda, mesmo dia em que era apresentado o primeiro dos novos 34 trens, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) apresentou também o Cartão Integração. Utilizado em linhas de ônibus integradas ao metrô, já era encontrado em todas as estações. Podia ser adquirido gratuitamente. “Basta fazer uma carga de R$ 3,30 correspondente ao valor unitário da passagem”, ensinou o presidente da CTB, Eduardo Copello.

Neste início, a integração terá 10 linhas e cerca de 50 ônibus do sistema urbano de Salvador, além de algumas linhas metropolitanas. À medida que o metrô for abrindo novas estações, outras linhas serão adicionadas à integração física e tarifária. Os ônibus do sistema estarão sinalizados com o símbolo da integração. Pirajá não entra nesse momento na integração.

Partilha da tarifa
A distribuição dos R$ 3,30 cobrados pela passagem está quase fechada. De acordo com a chamada Tarifa de Remuneração, cerca de R$ 0,75 do valor seria repassado para as empresas de ônibus. Para o Metrô ficaria, segundo contrato inicial, R$ 2,10. Com correções chegaria a R$ 2,30. O excedente disso iria para uma câmara de compensação, utilizada para fazer melhorias no sistema.

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Foto: Reprodução/Correio24h