O escritor baiano, Itamar Vieira Junior, autor do best-seller ‘Torto Arado’, vencedor do Prêmio Jabuti de 2020 – o mais tradicional prêmio literário do Brasil, participou do 3° dia da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). Itamar destacou que acha fundamental a criação de políticas públicas para o fomento à leitura no Brasil, salientando que o país ainda possui poucos leitores.
Ao LDNotícias, Itamar destacou a importância da festa literária baiana e da necessidade deste tipo de evento no país. "Acho que é fundamental, o brasil é uma país ainda de poucos leitores e necessitamos de políticas públicas para fomentar a leitura e eventos como esse fortalecem, porque apresenta a literatura para as pessoas, aproxima o leitor do autor, acho que é fundamental. A gente nunca pode dispensar eventos como este”, avaliou.
O autor contou ainda sobre a inspiração ao escrever ‘Torto Arado’, e seu mais novo livro, ‘Doramar ou a Odisseia'. “"A inspiração veio da minha vida como leitor, e do mundo que eu observo, então acho que essas são as duas fontes mais importantes de inspiração pra mim”, afirmou o autor ao site.
Segundo Vieira, ‘Torto Arado’ é uma história que “nos conecta com essa história do Brasil que muitas vezes parece estar soterrada e que a gente não tem noção, dimensão da grandeza desta história e de alguma maneira nos conecta com tudo isso”.
Em ‘Doramar e a Odisseia’, ele reitera que segue o mesmo caminho de “conhecer e se auto conhecer, espero que os leitores tenham essa possibilidade de se auto conhecerem ao lerem”, concluiu.