A Defesa Civil de Salvador (Codesal), alertou para as chances de fortes chuvas neste domingo (14). Uma frente fria em alto-mar, favorece a ocorrência de chuvas significativas. A previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas, e não se descarta a possibilidade de eventos significativos.
Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Nas últimas 24h, o órgão já contabilizou cinco ocorrências, sendo: três deslizamentos de terra no Subúrbio/Ilhas, uma árvore caída na Barra/Pituba, e uma ameaça de deslizamento no Cabula/Tancredo Neves.
A Defesa Civil também alerta para os acumulados de chuva na capital baiana. O boletim que monitora as chuvas (mm) das últimas 01h, 06h, 12h, 24h, 48h, 72h, 96h, indica que a área mais afetada foi a Base Naval de Aratu, com um total de 39,2 mm. Em segundo está São Tomé de Paripe, com 28,1 mm nos últimos quatro dias. No mês, o bairro que mais acumulou foi Pituaçu, com 158,6 mm.
Na segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República, o mau tempo permanece. Há previsão de céu nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas, acompanhadas por rajadas de vento. Também segue o risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência, disque 199.