Com as fortes chuvas no estado baiano, quatro cidades decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública nesta semana. São elas: Maragojipe, Ruy Barbosa, Santaluz e Itaberaba. Nas cidades, a chuva invadiu residências e deixou cerca de 102 desabrigados.
Maragojipe
Em Maragojipe depois de dois dias de chuva foram registradas pelo menos 28 famílias desabrigadas. As tempestades causou alagamentos em 16 bairros e três distritos da cidade. Ainda de madrugada, as famílias começaram a deixar suas casas, destruídas pela força da água. Elas foram levadas para uma pensão no bairro da Enseada, localizado no centro do município e que não costuma sofrer inundações.
Ruy Barbosa
A cidade de Ruy Barbosa, a cerca de 320 quilômetros de Salvador, decretou situação de emergência por causa da chuva na segunda-feira (8). De acordo com a prefeitura, no domingo (7) choveu 180mm em um período de 3h, o que gerou prejuízos para centenas de famílias. Com isso, alagamentos foram registrados no município, além de trovões e raios.
Santa Luz
Já o município de Santaluz, decretou situação de calamidade pública por causa das fortes chuvas que têm caído nos últimos dias. Cerca de 30 famílias ficaram desabrigadas e foram colocadas em creches preventivamente.
Por causa do volume de água gerado pelos temporais, o açude da Tapera, que fica às margens da BA-120 transbordou e atingiu vários imóveis. De acordo com os moradores, isso não acontecia há 10 anos.
Itaberaba
A prefeitura de Itaberaba decretou, nesta quinta-feira (11), situação de emergência por causa das fortes chuvas registradas na cidade. Em apenas dois dias, choveu o equivalente a um mês: 300mm, o que causou uma devastação em diversos pontos da cidade.
Além dos alagamentos nas ruas, a chuva forte danificou estradas, buracos se formaram na via, telhados de casas caíram, muros desabaram e muitas casas foram invadidas pela água.