Bahia

Casarões do Flipelô ganham manutenção preventiva nesta quinta (11)

As ações que se iniciaram nesta quinta (11) envolve limpeza e pintura das áreas externas dos casarões, reparo em telhados, troca de lâmpadas dos candeeiros e recuperação do pavimento e calçadas

Carla Ornelas/GOVBA
Carla Ornelas/GOVBA

Os casarões históricos que abrigam a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô 2021), que acontece entre os dias 17 e 21 de novembro, passam por manutenções preventivas realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) no maior ponto cultural, histórico e turístico da capital baiana.

Hoje os espaços passam por um pintura externa nos casarões. As ações que se iniciaram nesta quinta (11) envolve limpeza e pintura das áreas externas dos antigos casarões, reparo em telhados, troca de lâmpadas dos candeeiros e recuperação do pavimento e calçadas, incluindo a implantação de dispositivos de acessibilidade. Com um investimento de R$ 3,3 milhões anuais o evento vai permitir vivenciar a programação da Flipelô 2021 em seus mais de 100 espaços, todos localizados no Centro Histórico de Salvador (CHS).

“As fachadas das antigas edificações são conservadas, uma vez que estão sujeitas a uma série de danos causados pela umidade proveniente da exposição a chuva e ao sol, provocando danos à pintura. É importante esse trabalho para a preservação e valorização dos casarões antigos. Além disso, a pintura imprime um novo visual, valorizando os imóveis, mantendo suas características originais”, explica o diretor de Habitação e Urbanização Integrada da Conder, Maurício Mathias.