Bahia

GAT atua em pontos turísticos para atendimento aos visitantes

O grupo tem atuado 24h, fornecendo informações turísticas e de segurança para comerciantes, soteropolitanos, baianos e turistas

Reprodução
Reprodução

Com a proximidade da alta estação, o avanço da vacinação e o número cada vez mais baixo de casos de Covid-19, o número de turistas aumenta na capital baiana. Para apoio aos visitantes, o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), vinculado à Guarda Civil Municipal, tem atuado 24h, fornecendo informações turísticas e de segurança para comerciantes, soteropolitanos, baianos e turistas. A base operacional do GAT está localizada na rua Gregório de Matos, no Pelourinho. 

O efetivo é distribuído em duas viaturas, por patrulhamento motorizado pela região do Centro Histórico, Comércio e Santo Antônio Além do Carmo, além dos serviços de patrulhamento a pé, distribuídos em duplas ou trios nos principais pontos turísticos da cidade, como o Elevador Lacerda, Praça Cairu, Mercado Modelo, Praça da Sé e Terreiro de Jesus.

Antes da atuação nas ruas, os agentes passam por um processo de qualificação continuada, onde são abordados conhecimentos dos patrimônios históricos e culturais de Salvador, legislação aplicada ao turismo, inglês básico aplicado à segurança turística e atendimento ao público. 

“Essa qualificação de nossos agentes é o diferencial. Nós, como agentes especializados, entregamos algo a mais aos visitantes que chegam à nossa capital, proporcionando uma recepção de qualidade, atendimento turístico e uma segurança diferenciada no setor, fomentando o turismo na capital e proporcionando a experiência para ele permanecer o tempo que for necessário”, disse o supervisor de operações e comandante do GAT, Thiago Almeida.