O Hospital Ana Nery (HAN) tem um novo ambulatório, com capacidade ampliada de atendimento em 10%, e uma nova unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Os equipamentos foram entregues pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (10), em solenidade na qual também foi assinada ordem de serviço para a implantação de novos leitos de Terapia Intensiva (UTI).
O ambulatório e a unidade da Hemoba representam investimento superior a R$ 11,2 milhões entre obras e equipamentos, enquanto a ordem de serviço representa a aplicação de mais R$ 2 milhões. “Além de dar acolhimento aos pacientes e eficiência ao hospital, esta obra tinha por finalidade também liberar espaço no outro prédio para ampliação e implantação de UTI na unidade de cardiologia, melhorando o atendimento e o serviço do Hospital Ana Nery como um todo”, afirmou Rui.
Segundo o governador, agora será implantada uma grande farmácia para a dispensa de medicamentos. “Nós vamos continuar investindo, procurando liberar a produtividade e o fluxo deste que é um dos principais hospitais do país em referência cardiológica”, acrescentou.
Com a ampliação, a unidade terá capacidade para mais de oito mil consultas por mês. “E com essa nova ordem de serviço que o governador deu agora, vamos ter 20 novos leitos de UTI de uma unidade de cardiologia pediátrica e dez leitos de UTI cardíaca. Isso dará mais celeridade, ou seja, muito menos fila de UTI para cirurgias cardíacas”, explicou a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim.
Paim destacou ainda que, nos últimos 16 anos, foram construídos 16 hospitais na Bahia. “O governador deu a ordem de serviço lá em Teixeira de Freitas para a construção do Hospital Costa das Baleias. A hemodinâmica está chegando a diversas regiões. Já são 23 policlínicas e temos duas agora a serem inauguradas, para que a população tenha a saúde mais próxima da sua residência”.
Hemoba
O diretor do HAN, Luiz Carlos Passos, ressaltou a importância da unidade do Hemoba para o hospital. “Nós fazemos até duas mil cirurgias cardíacas por ano e, sem sangue, não há cirurgia cardíaca. A demanda de sangue do Hemoba é muito forte e, com esta unidade, os acompanhantes não precisam se deslocar para doar. Com todas essas obras, nós vamos aumentar a capacidade operativa do Ana Nery, que hoje é uma das cinco maiores instituições de procedimentos cardiovasculares do Brasil”.