Política

Comissão da Câmara aprova relatório com onze recomendações para realização de Carnaval em Salvador

Dentre as propostas está a decisão sobre um veredito da realização do Carnaval até o dia 15 de novembro em conjunto pela Prefeitura e o Governo

Reginaldo Ipê/CMS
Reginaldo Ipê/CMS

A Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada dos Eventos da Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta segunda-feira (8), um relatório com os principais pontos abordados ´sobre a realização de festividades públicas na Bahia, entre elas, um dos principais pontos é a realização do Carnaval 2022 em Salvador.

Ao todo, onze recomendações foram realizadas pela Comissão para o governador do estado Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador Bruno Reis (Democratas). Dentre as propostas está a decisão sobre um veredito da realização do Carnaval até o dia 15 de novembro em conjunto pela Prefeitura e o Governo; e que haja uma redução na duração do Carnaval para no máximo sete dias.

A definição conjunta entre os governos de quais indicadores da pandemia deverão ser monitorados também foi recomendada pelos vereadores de Salvador, assim como a instalação do funcionamento do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e da Coordenação Executiva do Carnaval como instâncias de observação e acompanhamento dos indicadores da pandemia. Agora, a Comissão solicita uma reunião com o prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa para apresentar o relatório.

No relatório, a Comissão se baseia em índices da pandemia para justificar a realização com maior segurança do Carnaval em 2022. Dentre os dados citados estão, por exemplo, a redução de 87% no número de óbitos entre julho e outubro (em quatro meses) e de 75% entre setembro e outubro (em dois meses) em Salvador. 

A alta taxa de vacinação da capital também foi ressaltada pelo relatório, além da previsão da Prefeitura de que toda a população alvo poderá estar imunizada com a segunda dose até o final deste mês de novembro.