Política

Tinoco reafirma capacidade da realização do Carnaval em 2022

Para Tinoco, que idealizou a Comissão Especial para discutir a retomada de eventos na capital baiana, agora a necessidade é uma decisão imediata entre Governo e Prefeitura sobre a realização do evento

Rodrigo Portela / LDNotícias
Rodrigo Portela / LDNotícias

O vereador Claudio Tinoco (DEM), entregou hoje (8), durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, relatório com análises e recomendações para a realização do Carnaval do ano que vem. Para Tinoco, que idealizou a Comissão Especial para discutir a retomada de eventos na capital baiana, agora a necessidade é uma decisão imediata entre Governo e Prefeitura sobre a realização do evento.

“Nós constituímos aqui na Câmara a Comissão Especial de acompanhamento da retomada de eventos, ainda no mês de agosto, realizamos duas audiências públicas, e nesta data, apresentamos o primeiro relatório do trabalho que a Comissão desenvolveu durante esses meses. Relatório que traz além de uma contextualização dos efeitos da pandemia, da retomada dos eventos de forma geral, uma análise sobre o Carnaval, e relatório esse que apresenta conclusões e também algumas recomendações, que passam de forma essencial, pela necessidade de decisão imediata por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador, em relação a realização do Carnaval de 2022, que tem data para acontecer”, afirmou o edil.

Tinoco complementa sua análise afirmando que a Comissão trata a realização de uma das principais festas de rua com responsabilidade, e com capacidade para dialogar com a sociedade, que tem uma parcela significativa que apoia o objetivo final do grupo.

“Então, nós não estamos discutindo ainda outros eventos de grande porte, como o Revéillon, nossa análise baseia-se nos eventos de forma geral, inclusive nos eventos esportivos, como tem ocorrido já, com grandes públicos no estádio da Arena Fonte Nova, mas acima de tudo essa perspectiva de que o Carnaval possa acontecer daqui pouco mais de 100 dias. É claro que estamos tratando isso com muita responsabilidade, mas com muita capacidade de diálogo com a sociedade, e o relatório traz uma primeira demonstração da nossa capacidade de mediar com a sociedade soteropolitana os interesses que é de uma parcela significativa, em virtude do ponto de vista cultural, econômico e social que o Carnaval representa”, disse ao LDNotícias.

O Projeto de Lei nº 305/21 foi aprovado em sessão na Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (8), e teve o voto favorável do democrata, que pontua que é “defensor das concessões e parcerias privadas por origem”.

“Eu sou defensor das concessões e parcerias privadas por origem, estive como gestor público exercendo algumas funções em que lidei com as concessões e as parcerias público-privadas e sempre foram alternativas, oportunidades de ampliar a capacidade de investimento no poder público, e isso não poderia ser diferente aqui em Salvador, inclusive, coordenei um dos projetos mais exitosos, a concessão do Centro de Convenções de Salvador, na fase de construção, tendo com êxito atrair investimento de um grupo privado, multinacional, que é a GL Events. Então, essa é a demonstração de quem tem compreensão do tema, e por outro lado, o processo de discussão aqui na Câmara, ele é totalmente desfigurado, ao ponto de emendas em plenário, mais de 10 emendas, serem aqui analisadas, sem o tempo necessário para conhecê-las, então por isso mesmo, vamos fazer esse tipo de registro, e o meu voto será pela aprovação original do texto, sem emendas apresentadas em plenário”, finalizou Tinoco.