Política

PEC dos Precatórios faz Bolsa de Valores terminar a semana no azul

Bolsa estava há quatro meses no vermelho

Leonardo Sá/Agência Senado
Leonardo Sá/Agência Senado

Nesta sexta-feira (5), a Bolsa de Valores brasileira subiu 1,37%, alcançando 104.824 pontos e fechando a semana com ganho de 1,28%. O crescimento ocorreu após quatro meses seguidos no vermelho, em que o Ibovespa contabilizou declínio de mais de 18%. Em 2021, a queda é de 11,93%. O dólar recuou 1,53%, a R$ 5,5220, p que corresponde a uma queda semanal de 2,12%. 
  

A melhora no balanço é atribuída à avaliação do mercado de que a PEC dos precatórios será aprovada pelo Congresso, permitindo o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, com um benefício de R$ 400. 
  

Segundo os investidores, apesar de a PEC dos precatórios criar a insegurança no adiamento do pagamento de dívidas judiciais do governo e oficializar o drible no teto de gastos, a criação de mais despesas influenciaria no crescimento da incerteza sobre o risco fiscal do país. 
  

Como a aprovação em primeiro turno na Câmara dos Deputados foi apertada, gerou receio quanto as perspectivas de votação em segundo turno. Porém, nesta sexta, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), garantiu que a PEC será aprovada em segundo turno na Casa com mais votos do que anteriormente. A votação deve ocorrer na próxima semana.