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Ifood garante ressarcir estabelecimentos que tiveram nomes trocados durante invasão pró-Bolsonaro

Segundo o iFood, os meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados da plataforma, o que não compromete o sigilo de dados financeiros

Reprodução
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Após receber reclamações de restaurantes por sistema invadido na última terça-feira, o iFood disse que vai ressarcir as empresas que tiveram os pedidos cancelados. Na ocasião, os nomes de alguns estabelecimentos foram trocados por frases pró-Bolsonaro. Os impactos ainda estão sendo calculados.

A mudança dos nomes ocorreu lugares como Florianópolis, Salvador, Natal, Criciúma e ABC Paulista. O responsável foi um operador de atendimento de uma prestadora de serviços que tinha permissão de ajustar os dados. Os nomes foram trocado por "Bolsonaro 2022", "Marielle Franco Peneira" e outros.

Nesta quarta-feira (3), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, (Abrasel) cobrou compensação financeira e a segurança de dados. “Recebemos com preocupação a notícia. Além dos óbvios prejuízos financeiros, que esperamos que sejam compensados pelo app, e de imagem para os estabelecimentos, o que chama a atenção é a fragilidade demonstrada. Menos mal que a resposta tenha sido rápida, identificando e resolvendo o problema antes que os prejuízos se avolumassem", afimrou a Abrasel.

A associação estende o pedido de reforço da segurança em todos os apps de entrega, preservando os dados dos estabelecimentos e dos clientes. Segundo o iFood, os meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados da plataforma, ficando registrados apenas nos dispositivos dos usuários, o que não compromete o sigilo de dados de cartões de crédito.