Bahia

Investimento da Unigel gera mais de 500 empregos no Polo de Camaçari

O governador Rui Costa foi quem assinou e recebeu o investimento no local

Alberto Coutinho/GOVBA
Alberto Coutinho/GOVBA

O Grupo Unigel por meio da empresa subsidiária Proquigel Química, cedeu um investimento estimados de R$ 95 milhões, gerando 500 empregos diretos e indiretos nesta quinta-feira (4), durante solenidade de reabertura oficial da planta de produção da antiga Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen), no Polo Industrial de Camaçari. O governador Rui Costa foi quem assinou e recebeu o investimento no local.

“É um momento de alegria ver o retorno dessa fábrica que, pelo tamanho e importância, não poderia ficar fechada. Se o Brasil quer ser e é um dos quatro maiores produtores de alimentos do mundo, não pode abrir mão de ter uma produção de fertilizantes. Os maiores produtores de alimentos produzem internamente, em seus países, mais de 80% dos fertilizantes que precisam. O Brasil é o único que faz o inverso: produz apenas 20%. Então, do ponto de vista estratégico, é fundamental para a nação brasileira aumentar a produção de fertilizantes”, disse Rui.

A Proquigel também adquiriu a unidade da Fafen de Sergipe. Além das duas fábricas de fertilizantes, o arrendamento inclui os terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, na Bahia. Somadas, as duas plantas terão capacidade de produzir 925 mil toneladas de amônia, 1,125 milhão de toneladas de ureia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.