Bahia

Bahia registra segundo maior índice de homicídios de crianças e violência sexual, aponta pesquisa

Ainda de acordo com a rede, a maior parte dos crimes é cometido por familiares e praticado em lugares que deveriam ser de acolhimento e segurança

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um estudo divulgado nesta semana pela Rede de Observatórios da Segurança, aponta dados preocupantes para a Bahia em relação à proteção das crianças. O estado também é a região com mais casos de violência sexual.

Segundo o estudo o índice de agressões físicas a crianças só perde para o estado de São Paulo. Mas o estado lidera em todo o Nordeste. Os dados integram o boletim Infância Interrompida: números da violência contra crianças e adolescentes da Rede de Observatórios da Segurança.

De acordo com o boletim, foram relatados 1473 eventos ou um registro a cada 12h, entre casos de violência letal, sexual e institucional, monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança em dois anos. O órgão responsável pelo estudo ainda aponta os familiares como os principais agressores.

Ainda de acordo com a rede, a maior parte dos crimes é cometido por familiares e praticado em lugares que deveriam ser de acolhimento e segurança. Um quadro agravado durante a pandemia. No total, após a observação dos dados dos cinco estados, é possível notar um aumento de 10,3% de registros de violência contra criança e adolescente nos primeiros cinco meses deste ano.