O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou a jornalistas em Brasília que não existe solução mágica para a alta nos preços dos combustíveis. Como mostramos, a Petrobras anunciou nesta segunda (25) que reajustará o valor dos combustíveis a partir desta terça-feira (26). Segundo o vice-presidente, o Brasil não é o único país atingido pelo problema.
“Essa situação do preço do combustível, eu comentei várias vezes com vocês. É algo que está acontecendo no mundo inteiro, barril de petróleo subiu. Hoje, um repique de demanda após o retorno das atividades de uma forma não tão normal. Foi um problema de combustível de adição, tem uma porção de coisas e o governo vem buscando alguma solução. Mas não tem solução mágica pra isso aí”, declarou.
No dia 13 de outubro, a Câmara dos Deputados havia aprovado o texto-base da proposta que altera a forma como o ICMS é calculado sobre o preço dos combustíveis. A medida é defendida pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP), e pelo chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido). As mudanças feitas pela Câmara foram criticadas por governadores, que afirmam que as perdas de arrecadação podem chegar a R$ 24,1 bilhões.