O Diretório Estadual do PSDB-SP, reduto do governador João Doria, afirmou em nota nesta quinta-feira (21) que todas as mais de 120 filiações realizadas pelo partido em 2021 são regulares e seguem o disposto no estatuto partidário, resoluções e na legislação eleitoral.
Integrantes do PSDB que apoiam o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias do partido protocolaram nesta quinta denúncia de fraude no registro de filiação de prefeitos e subprefeitos que votarão na disputa tucana.
Membros dos diretórios de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará foram à sede do diretório nacional em Brasília, onde entregaram documentos que indicariam a “filiação irregular de prefeitos e subprefeitos de São Paulo”.
Segundo o diretório paulista, a legislação não obriga que a filiação seja lançada no sistema na mesma data em que ocorre. “Pelo contrário, o próprio estatuto partidário determina prazos maiores. As listas de filiados são processadas pela Justiça Eleitoral nos meses de abril e outubro todos os anos, portanto todos os filiados depois de abril só são processados na listagem de outubro”, afirmou a legenda em nota.
Para o PSDB paulista, “não há nenhum sentido na representação senão o de cercear o direito ao voto dos filiados de São Paulo. O PSDB de São Paulo repudia ilações irresponsáveis que fogem da disputa eleitoral. Que a eleição se decida no voto e não no tapetão.”
O presidente da sigla, Bruno Araújo, afirmou em nota nesta quinta-feira (21) que a solicitação para averiguar a lista final dos filiados com mandatos aptos a votar nas prévias será analisada com absoluta serenidade e já foi encaminhada para a Executiva Estadual de São Paulo para esclarecimentos.