Bahia

Reunião discute regras e protocolos sanitários para retomada dos cruzeiros marítimos no país

No encontro provocado por Leo Prates, foram sugeridos novas rotas e planos estratégicos das embarcações

Amanda Oliveira
Amanda Oliveira

Com objetivo de discutir regras e protocolos sanitários para retomada dos serviços de cruzeiros marítimos em todo país, foi realizada na tarde desta terça-feira (19) uma reunião virtual com a presença do secretário municipal da Saúde de Salvador, Leo Prates, o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, e o assessor técnico do CONASEMS, Alessandro Chagas. 

No encontro provocado por Leo Prates, foram sugeridos planos de operacionalização dos serviços para retomada das atividades de cruzeiros marítimos em todo litoral brasileiro. Na reunião, os representantes dos órgãos federais enalteceram a iniciativa de Salvador para o debate do tema e elogiaram as ações deflagradas pela administração municipal na gestão do controle da pandemia. 

Na oportunidade, o assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas, convidou Leo Prates para ocupar um lugar de fala sobre o tema na reunião nacional dos secretários da Saúde de todo o país que acontece na próxima sexta-feira (22).

Entre as diretrizes propostas que estão sendo discutidas estão a obrigatoriedade de vacinação completa para pessoas embarcadas, bem como a solicitação de testes antes de embarcar. Também está sendo proposto que a fase de teste para a retomada do setor aconteça com cruzeiros nacionais. 

“Demos passos importantes para retomada desse importante serviço do setor de turismo, sobretudo para as cidades litorâneas do país. Iremos seguir com a retomada econômica com toda a segurança, salvando os empregos de quem atua no setor, mas com todos os protocolos necessários para salvar a vida das pessoas. Essa é uma grande notícia para o país e para Salvador, já que isso significa mais força no turismo, afinal de contas, o verão está chegando”, explicou Prates.